O Projeto Nirmalaya: catadores Educam os Cidadãos de Pune

by

O projeto de Coleta e Reciclagem de Oferendas tem o objetivo de reduzir a poluição através do desvio das oferendas que acompanham as imagens de Ganapati quando elas são afundadas no rio. Os catadores são testemunhas do enorme volume de oferendas – papel, plástico, poliestireno, flores, cocos, frutas – que acabam amontoando no rio. Os catadores sempre acharam que tantos produtos comestíveis e recicláveis sendo jogados fora era um desperdício fora do comum, motivo pelo qual desenvolveram um projeto que protegeria os rios, estimularia a criação de adubo, recuperaria os produtos comestíveis e enviaria os não biodegradáveis para o fluxo de descarte apropriado. Em uma interessante inversão de papéis, os catadores – “com menor conhecimento” – agora ensinam os cidadãos de melhores condições como não poluir.

Os catadores deram um excelente exemplo de cidadania ao ampliar seu círculo de atenção da coleta de porta a porta para os rios de Pune. Enquanto os outros cidadãos expressam surpresa e parabenizam a SWaCH por essa iniciativa, os catadores enxergam a coleta de oferendas como uma extensão lógica de seu trabalho como ativistas que lutam pelo meio ambiente. “Reduzir, reutilizar e reciclar” é mais do que um slogan vazio para eles.

Este ano, para estimular a participação dos cidadãos, a SWaCH colocou cartazes nos campi, publicou convocação de voluntários nos jornais e usou plataformas de mídias sociais para alcançar o maior número de pessoas. Voluntários receberam orientação prática formal para fazê-los valorizar a importância do trabalho que estavam realizando. Nos dias da imersão de oferendas, eles estavam presentes nas escadarias e usavam faixas verdes nos braços. Os resultados foram incríveis: a coleta de oferendas realizada pela SWaCH aumentou de 31 toneladas em 2010 para incríveis 90 toneladas em 2012 e 97 toneladas em 2013! Como disse Shobha Bansode, um membro da SWaCH, “Os resultados foram tão evidentes este ano… Os rios pareciam tão limpos. Estamos felizes por poder ajudar.”

O Projeto Nirmalaya começou em pequena escala há seis anos em apenas uma ou duas escadarias, e tinha somente um punhado de catadores. Porém, após a formação da Cooperativa SWaCH em 2008, o projeto ficou mais estruturado. Atualmente, a Prefeitura de Pune também oferece apoio.

Além dos grupos de cidadãos, a SWaCH entra em contato com empresas, tentando fazer com que elas vejam o ato de “adotar uma escadaria” como uma parte de suas ações de responsabilidade social corporativa. “Adotar uma escadaria” significa fornecer apoio financeiro para os pagamentos de catadores, custos de transporte, despesas de compostagem, cartazes e impressão, entre outros, além da participação dos funcionários para apoio administrativo.

Os voluntários dizem que é muito satisfatório ajudar a atingir um objetivo tão facilmente quantificável.

Este ano, houve vários voluntários das empresas Cummins, Emcure, do Rotary Club de Kothrud e Baner, Faculdade Fergusson, Faculdade Modern, Faculdade Wadia, Escola Huzurpaga, Escola Mastermind e a Escola Symbiosis de Economia, além de vários voluntários individuais.

Sameer Varate, um voluntário de Katraj, disse, “O trabalho realizado pelos catadores nas escadarias durante o festival de Ganapati é realmente louvável. Esperamos que continuem a fazê-lo nos próximos anos.”

Outra voluntária, a sra. Hazare, da Universidade Bharati Vidyapeeth, parabenizou a SWaCH por “essa ação de coleta bem organizada”.

A SWaCH oferece apoio a outras organizações e causas sociais através do elemento de compostagem do projeto. Este ano, as oferendas biodegradáveis foram enviadas aos seguintes locais para compostagem: escola de Deficientes Visuais Kothrud, Escola Dilasa, Centro Mundial Sangam, Aundh Ramp, Escritório da SWaCH – Kothrud e Katraj Ramp.

O Projeto de Coleta e Reciclagem de Oferendas é mais um exemplo das ações realizadas pelos catadores para uma Pune melhor para todos.